terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SEO - Search Engine Optimization

Este processo ganhou reputação nos últimos anos, com o intuito de atingir públicos-alvo através de um conjunto de estratégias/técnicas, capazes de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca.

O SEO surgiu com a nova geração de motores de busca. Antes dela a organização dos links das páginas de resultado era alfabética como nos directórios web.
Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância.

Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é ou não importante.

Um dos algoritmos (cálculos que definem a importância de uma página) de busca mais conhecidos é o Google PageRank.
O SEO também depende das palavras-chave usadas ao efectuar uma busca. Dependendo das palavras que se utilizem, serão disponibilizadas páginas diferentes e em posições diferentes.


Há várias técnicas de busca, ex: White Hat e Black Hat. Os praticantes das técnicas White Hat, dizem que os Black Hat, valem-se de métodos de manipulação para tentar posicionar os resultados nos mecanismos de busca a seu favor. Os praticantes do Black Hat defendem-se dizendo que essas técnicas utilizadas são legitimas, ex: (“Cloaking”- Camuflagem; “Spamdexing”- Fusão)

Vantagens:
Optimização nos sistemas de busca, funcionando perfeitamente através de sites que atinjam um grande público-alvo.
Informações periódicas e sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mille).


Desvantagens:
A Optimização de sites, tendo em vista um grande numero de produtos, pode impedir as suas vendas por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade.A qualidade do tráfego gera qualidade inferior e menor rentabilidade para os clientes. nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis.


Fonte:www.wikipedia.org
Fonte:www.marketingdebusca.com

Sem comentários: