domingo, 4 de janeiro de 2009

Endomarketing

O Endomarketing “nasceu” em 1990 através de Saul Bekin mais concretamente no seu livro "Fundamentos do Endomarketing". Baseia-se num conjunto de acções de marketing institucionais dirigidas para os colaboradores, fornecedores, accionistas, e clientes.
Vinicius de Carvalho propôs em 2002, através de vários artigos publicados, um novo conceito de Endomarketing. Prende-se com uma abordagem moderna e diferenciada, que o desvincula de uma simples especialização de processos de Marketing, tornando-o num processo de gestão.
Propôs tambem, através de artigos e ensaios, um novo modelo, análogo aos 4 P´s clássicos de Kotler, dado por quatro elementos principais e que se relacionam entre si: A Empresa o Trabalho, a Comunicação e o Ambiente, tanto nos aspectos tangíveis, quanto intangíveis.


"...Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, economicos e humanos, a partir de desempenhos superiores."
(Vinicius de Morais)

Estas são algumas das Leis mais importantes do Endomarketing, publicadas em 2008 por Vinicius de Carvalho, na forma de um artigo na Revista Exame:

· As pessoas são a base de tudo e são contratadas para tomarem decisões, mas precisam compreender o sentido daquilo em que estão envolvidas para poderem dar mais de si.
· A relação da empresa com o mercado é um reflexo directo do relacionamento que esta tem com os seus colaboradores.
· Quanto menos a empresa remunera pelo trabalho, maior será a diferença entre o desempenho e o que o colaborador produz realmente.
· A motivação só pode ser estimulada.
· Numa organização o Endomarketing deve começar a ser praticado em ordem hierárquicamente decrescente.
· Numa empresa é obrigatorio existir comunicação interna, caso contrário, ela existirá através de canais menos próprios.
· A empresa deve ter apenas e só um discurso forte, a ser comunicado aos seus colaboradores.
· Uma única estratégia de endomarketing e comunicação interna, não é capaz de atingir plenamente todas as pessoas de uma organização. Cada empresa possui um número próprio de segmentos alvo, que devem receber a mensagem através de estratégias específicas, quer na sua forma, quer no seu discurso.
· A comunicação interna praticada pela empresa, implica uma motivação extra para os colaboradores se auto-motivarem e retribuir em sintonia.
· As pessoas preferem a comunicação oral e esperam isso de seus chefes directos. A evolução eficiente de um programa de endomarketing está no aumento de comunicação verbal.

As Fases do Endomarketing segundo:

Saul Bekin
:

levantamento de informações;

preparação para mudanças;
integração: construção: superação e Implantação.

e Vinicius de Carvalho:
levantamento de informações;
despertar; envolver; construir; Superar.



O grande desafio e principal pilar do Endomarketing é: proporcionar aos empregados a aplicabilidade de valores como: transparência, confiança, credibilidade, empatia, afectividade, compromisso e cooperação. Só assim se pode preparar uma equipa vencedora, desenvolvê-la e prepará-la para ajudar no crescimento da empresa.
Fica sob a responsabilidade das empresas, deliniar estratégias de gestão de desempenho através de Workshop’s e Coaching apropriados, com o objectivo de proporcionar bem estar geral, satisfação e motivação, sendo que, o principal objectivo será sempre o aumento da produtividade.
Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Se cada empregado for mensageiro da boa imagem da empresa, os produtos por ela fabricados também serão bem aceites pelos seus clientes.


Vantagens:
Este tipo de Marketing, é decisivo para o bom ambiente nas empresas e a partilha de informação, confiança, coragem e empatia, implicam maior eficacia e obrigatoriamente melhores resultados para as empresas.
Os clientes obtem respostas mais rapidas e mais eficazes às suas questões.
Os funcionários sentem-se mais realizados com o que fazem, aumentando assim a sua auto-estima, criatividade e motivação, tornando deste modo a empresa mais forte e consequentemente, mais eficiente.
As novas ideias são necessários para que a publicidade “boca a orelha” seja tratada de uma excelente forma .

Desvantagens:
Os funcionários mediocres mas com poder, põem mais tarde ou mais cedo, os objectivos das empresas em risco. Por este motivo uma das áreas mais importantes em qualquer empresa, são os Recursos Humanos, dado estarmos a lidar com valores/personalidades, diferentes e bastante imprevisiveis.
Toda a informação deve ser cuidadosamente tratada para que não haja más interpretações, aquando da sua divulgação.
Actualmente, devido à necessidade de resultados imediatos, torna-se bastante dificil a sua aplicabilidade, mas, vale a pena levar este processo até ao fim; senão basta por exemplo olhar para o optimo exemplo que tem acontecido na empresa Google.



Fonte:www.RevistaExame.pt
Fonte:www.wikipedia.Endomarketing.pt

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Gosto da abordagem de uma forma geral, mas recordo que não está a explicitar as vantagens (que quando implícitas e não destacadas sempre esquecemos algumas) e as desvantagens.
pode melhorar tb ao nível da introdução de exemplos.
Fora isso, ok.
Reedite e melhore todos os posts que disso precisem.