segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Product Placement/Soft Sponsoring

Product Placement tem como objectivo, a inclusão de marcas comerciais (de todo o género) dentro de conteúdos de entretenimento e ficção, apoiando-se fundamentalmente num meio de comunicação social, como a T.V.
Estas marcas (carros, bebidas, perfumes) aparecem para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto.
Escolhem não só os programas, mas também os protagonistas com os quais o consumidor da marca se identifica.
O Product Placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma "família" do Soft Sponsoring, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas.
Os publicitários reúnem esta área de negócio numa definição mais abrangente a que chamam "Branded Entertainment".

O sucesso do Product Placement acontece, quando a marca a promover se mistura com o conteúdo. A Avon (perfumes e cosméticos) é um exemplo excelente desse sucesso, através da presença nas novelas brasileiras.
Depois de se ter informado que, 6% das 17 milhões de brasileiras com mais de 25 anos usam cremes anti-rugas, a Avon decidiu fazer uma acção de merchandising durante a novela Pé na Jaca, aproveitando a actriz Ana Paula Arosia (considerada a mais bonita do Brasil).

O Soft Sponsoring, acrescenta o facto dos próprios intervenientes agirem, ou mesmo conversarem sobre o produto a promover.



Vantagens:
Facilmente se associa um produto a um acontecimento de classe, ou actual.
Chega-se de uma forma mais eficaz ao publico alvo que se pretende.

Desvantagens:
Os elevados montantes financeiros, necessários para conseguir fazer parte do evento em causa.
Apostar num evento onde já estejam presentes bastantes concorrentes tem custos, dado que o produto acaba por se diluir entre todos os outros e o insucesso acontece.

Fonte:www.diarionoticias.pt

Fonte:www.netpropaganda.com

Sem comentários: