domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Relacional


O Marketing Relacional tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos anos.
O mercado está cada vez mais competitivo; os clientes cada vez mais longe das empresas e menos fieis. A industria farmacêutica é um excelente exemplo desta realidade. A necessidade de investir cada vez mais no relacionamento, é imperiosa para tornar as relações mais fortes!!!


Nos últimos anos a utilização de técnicas de Marketing Tradicional, têm estado mais orientadas para atrair, do que para fidelizar. No entanto, o seu investimento continua a ser muito superior ao do Marketing Relacional.

O Marketing Relacional é o resultado da evolução natural do Marketing Directo. Hoje em dia é aplicado através de diversos modelos, tais como: o Permission Marketing, o Marketing one-to-one e outros.

Esta ideia é muitas vezes camuflada de diferentes formas mas, no fundo, todas querem dizer o mesmo: construção e desenvolvimento de relações entre a Marca e os seus Clientes, enquanto indivíduos com vontade própria, inteligência e necessidades específicas.


O investimento na área do marketing relacional tem vindo a crescer, mas ainda não alcançou a importância merecida e devida. Na opinião de Ricardo Lamy, o mercado português ainda não aposta muito nesta disciplina ou, pelo menos, não de forma tão séria como se faz noutros países.
“Através do Loyalty Monitor, único estudo de marketing relacionamento/fidelização que compara as realidades dos principais mercados onde actua o grupo Carlson Marketing, vemos que nos Estados Unidos, em média, cada pessoa participa em 3,32 programas de fidelização, estando já instituído o conceito de «Wallet Share» (quota de cartões de fidelização que cada pessoa traz na sua carteira).
No momento actual da economia nacional/mundial, a óptima aplicação do Marketing Relacional torna-se essencial. A importância que a lealdade dos clientes tem para o êxito empresarial é um factor vital em tempos de crise.

- Penso que o esforço das empresas, deve ter como principal objectivo as relação “Win-Win”, com os seus clientes, aplicando-as duma forma vitalícia. Só desta forma emerge o sucesso das empresas. É também de extrema importância conquistar novos clientes, (apesar de esta ser uma tarefa mais difícil do que manter os já existentes), pois são eles que trazem o acréscimo que todas as empresas necessitam.

Vantagens:

A grande vantagem tem como base a nossa vida pessoal/profissional, quando acreditamos em algo, naturalmente vamos sugerir ou apresentá-lo aos outros.
A confiança, a credibilidade, associadas às mais valias, levam-nos a divulgar a mensagem do produto a quem dele precisa.
As actuais dificuldades económicas, possibilitam re-apostar nesta estratégia ono-to-one.

Desvantagens:

Avultados investimentos que as empresas têm que arcar, para tentar fidelizar os clientes.
A perda de um fiel consumidor, implica automaticamente uma vantagem para a concorrência.

Fonte:www.jornalbriefing.com
Fonte:www.appm.com
Fonte:www.Google.com

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