terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Neuromarketing

Neuromarketing:

A medicina é a ciência que mais se apoia neste tipo de marketing.

As tecnologias como a ressonância magnética e o electroencefalograma, ajudam a encontrar respostas no cérebro para a concretização dos objectivos propostos pelo Neuromarketing.
As explicações cientificas são nos dadas pelo Neuromarketing.
Os neurocientistas conseguem analisar as reacções que acontecem nas diferentes regiões do cérebro, ao apresentarem estímulos variados. Estes podem estar relacionados com produtos, ideias, ou outros.


É um assunto incipiente e incógnito, devido ao nosso cérebro ser muito complexo, mas, irá concerteza abrir um vasto campo de estudos, pois será um tema bastante abordado e discutido nos próximos anos!!!
Acredita-se, que a partir destas técnicas revolucionárias e inovadoras, o genoma da mente do consumidor irá finalmente ser desvendado.


Um dos principais livros que aborda o Neuromarketing é: O Genoma do Marketing, O Genoma das Vendas, O Genoma do Pensamento; do escritor Alex Born.

...Entre fios ligados à cabeça e a empurrar um carrinho de compras pelo meio das prateleiras de um hipermercado, Isabel sujeita-se a uma experiência inédita que foi realizada em Portugal.


Aquilo que vai vendo e escolhendo para comprar, é monitorizado através de uma pequena câmara escondida nos óculos escuros que usa. As reacções do seu cérebro a tudo o que vê, ouve ou sente, vão sendo registados por um receptor escondido na sua mala de mão.
Trata-se de uma experiência de neuromarketing realizada no Porto, com o objectivo de mostrar aos jornalistas como o neuropsicólogo David Lewis, analisa as reacções do cérebro da voluntária Isabel enquanto esta faz compras num hipermercado.

“David Lewis (O Pai do Neuromarketing)”

Na minha opinião este é o Marketing do Futuro, mas.... Tem tanto de interessante como de preocupante. Será que, com toda esta tecnologia o consumidor vai ficar á deriva e dependente das grandes industrias? Será ético por em prática esta técnica? Será que a nossa compulsividade vai ser induzida até ao extremo? Conseguirá este tipo de estratégia fazer do consumidor um doente de “Adição”? Enfim, respostas que só o futuro trará!!!

Vantagens:
O Neuromarketing proporciona aos profissionais de marketing, informações mais fidedignas para estabelecer estratégias de marketing (4 P’s) mais coerentes, através de exemplos reais fornecidos pelos consumidores.
A mente do consumidor torna-se mais fácil de compreender, logo há uma forte vantagem competitiva para quem pratica esta táctica.

Desvantagens:
Altos investimentos em equipamentos de neurociência.
Neste momento está muito pouco explorado.
Tudo o que interfere com o sistema neurológico assusta as pessoas envolvidas.

Fonte:www.cienciahoje.pt
Fonte:www.neurosciencemarketing.com

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