sábado, 18 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha




A estratégia de Marketing de Guerrilha é usada geralmente através de empresas mais pequenas contra grandes multinacionais, mas hoje em dia, nem sempre é assim..... Os orçamentos são cada vez mais reduzidos e o mercado cada vez mais saturado de comunicação. Logo, as tácticas começam a modificar-se. Vejam ao que esta pequena história deu origem. O público alvo é toda uma sociedade que vai ao cinema,(recordo que esta acção foi exclusivamente lançada na Internet,ou seja a custos baixos).

San Ewen, (CEO da Interference Unparelleled Guerilla and Alternative Marketing), está a ser procurado por grandes companhias para transmitir a sua opinião sobre o Marketing de Guerrilha e o seu sucesso.

...“O retorno do investimento em marketing tradicional tem sido cada vez menor, por isso, têm crescido as acções de marketing de guerrilha, que são capazes de envolver os consumidores e multiplicar resultados” (San Ewen).

Já que o marketing tradicional não está a conseguir atrair as pessoas, há a necessidade de interagir e fomentar o diálogo entre as pessoas. No entanto é necessário decidir o que se pretende, avaliar os riscos/benefícios do caminho a seguir, para que a marca não se prejudique por uma má opção.

San Ewen diz também que: não defende que as empresas devem deixar de fazer a publicidade tradicional, mas se elas gastarem um pouco de sua verba num marketing alternativo o retorno será muito grande. A interacção será muito maior do que num comercial de Televisão. Então, o caminho será, não alocar toda a verba nos mecanismos tradicionais!!!
Acrescenta ainda, que se pode mensurar esse investimento através do numero de vídeos que forem colocados no YouTube ou o numero de fotos no Flicker, etc.


Vantagens:
Criar uma relação verdadeiramente emocional e entusiástica com os consumidores, torna o consumo do produto sagrado!!!
Os consumidores deste produto, são os principais pilares defensores versus um concorrente.
Ex: Quando algum concorrente ataca a marca Benfica, é como se estivesse a atacar directamente o seu associado/consumidor.
Este “Amor” ao produto, faz com que sejam os consumidores os principais promotores. Os meios mais utilizados para divulgar a mensagem são bastante acessíveis, tais como: Blogs, Forums e emails.

Desvantagens:
A grande desvantagem desta técnica é o investimento necessário para tornar um produto numa moda, a capacidade financeira tem que ser elevada.
O retorno do investimento não é um dado adquirido.
Os consumidores não estão preparados para grandes demoras e as elevadas expectativas não permitem erros.
Por vezes o controlo do produto passa para o consumidor, tornando-se bastante difícil de retomar o seu domínio.

Fonte:Mundo Marketing
Fonte:www.youtube.com

4 comentários:

André Oliveira disse...
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Jaime Martins disse...
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sobrinha disse...
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Ana Paula Cruz disse...

Não querendo estragar a aventura... é preciso cumprir integralmente o desafiodefinição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.: